Energia Solar Fotovoltaica, Investir agora ou “esperar o momento certo”?

Certamente você tem ouvido falar muito sobre energia solar ultimamente. Mesmo que você não esteja necessariamente buscando conteúdos sobre esse assunto, com toda certeza tem observado o aumento significativo de informações que são postados diariamente em suas redes sociais, seja através de compartilhamentos gratuitos de seus contatos, ou seja através de anúncios patrocinados.

São tantas informações que às vezes fica difícil decidir se realmente é um bom momento para investir numa fonte de energia renovável.

Pensando em ajudar você a responder a questão que apresentamos no título, vamos enumerar a seguir 03 questões interessantes para refletirmos, mas já adiantamos a nossa resposta: “SIM, o momento é extremamente oportuno pra investir na geração própria de energia elétrica”

Questão ambiental: Quando você, sua empresa, ou sua propriedade rural passa a gerar a própria energia elétrica através do sol, certamente está contribuindo para que tenhamos uma matriz energética mais limpa. Considerando dados do mundo todo, cerca de 40% de todos os Gases de efeito estufa que são lançados na atmosfera são para geração de energia elétrica. Isso porque a maioria dos países ainda utiliza a queima como principal fonte geradora, seja de derivados de petróleo, gás, madeira, e até mesmo lixo. Esses países mais poluidores já entenderam que precisam mudar sua matriz energética pra fontes mais renováveis, e estão avançando firmes nessa direção.

Questão política: Vivemos num mundo onde o que acontece nas grandes potências econômicas acaba impactando nos demais países, principalmente nas economias emergentes como a do Brasil. A eleição de Joe Biden como novo Presidente dos Estados Unidos (tudo indica para a confirmação desse resultado) irá acelerar o processo de mudança na matriz energética americana, afinal durante a sua campanha ele demonstrou fortemente seu interesse nas questões ambientais. Isso gerará aumento significativo na procura por equipamentos de energia solar, consequentemente resultará em aumentos de preços em dólar no mundo todo, porque os demais países também seguirão na mesma direção e a produção demorará a aumentar a oferta na mesma proporção.

Questão Econômica: Com a dependência que o Brasil tem do Agronegócio (que por sua vez depende de questões ambientais e das políticas para o setor), a situação do câmbio atual que mantêm o preço do dólar acima de R$ 5,00 desde o mês de março, é extremamente favorável a nossa balança comercial. Isso também indica que a tendência de preço dos equipamentos de energia solar é subir nos próximos meses, pois a importação desses equipamentos está ficando cada dia mais acirrada.

Acreditamos que se você está lendo essa matéria é porque já está decidido a investir em energia solar, por isso busca maiores informações. Diante do que apresentamos acima, reforçamos nossa posição de que “a hora de realizar seu investimento é agora”, pois temos ao menos 3 questões importantíssimas que, apesar de serem tratados isoladamente, estão diretamente ligadas e apontando para a mesma direção: Alta nos preços dos equipamentos. Portanto entre em contato com a Pro-GD Engenharia permita-nos iniciar hoje mesmo seu projeto de investimento. Nossos profissionais são altamente qualificados e ajudarão você a esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas aos benefícios da Energia Solar.

 

 

Autor: Silvano Loubaki Jardim – Economista – Gerente Comercial Pro-GD Engenharia.