DÚVIDAS FREQUENTES

1. Quais as diferenças entre produção de energia e aquecimento?

A diferença primordial é a fonte de geração. Enquanto o aquecimento se utiliza do calor do sol para esquentar a água que será utilizada, a produção de energia se dá pela luz, portanto, mesmo em dias nublados e frios, o sistema fotovoltaico gera energia. Já no modo prático, enquanto o aquecedor economiza a energia utilizada para aquecer a água, o sistema fotovoltaico economiza energia de todos os aparelhos da casa.

2. Quais os pré-requisitos para que a casa possa produzir energia fotovoltaica?

A casa precisa de cerca de 18 m² sem sombreamento constante, e ser atendido por uma concessionária distribuidora de energia.

3. É possível produzir esta energia em um apartamento?

Em apartamento é somente possível quando há instalação de um sistema para geração de energia visando a área social do prédio, onde os moradores verão sua economia na conta de condomínio ou, no caso de apartamentos na cobertura, após comum acordo com o restante dos condôminos. No entanto, caso o proprietário possua uma casa que tenha a conta de luz vinda no mesmo nome do que a do seu apartamento, e atendida pela mesma concessionária distribuidora de energia, é possível instalar um sistema nesta casa e a energia gerar créditos energéticos para os dois imóveis.

4. Onde instalar o equipamento?

Recomenda-se a instalação no telhado, de preferência com uma certa inclinação entre 15° e 20º, dependendo da região, e quanto mais próximo da orientação norte, melhor.